No dia 15 de dezembro celebra-se o Dia da Mulher Advogada. A data é uma homenagem à Myrthes Gomes de Campos, que, desde 2016, foi oficialmente reconhecida como a primeira mulher brasileira advogada no exercício da profissão. Além de Myrthes, em 1770, a OAB-PI reconheceu Esperança Garcia como a primeira mulher advogada do Estado.
Em diferentes contextos, tanto Myrthes quanto Esperança nos ensinam sobre o legado de mulheres que, através do Direito ou de seus fundamentos, lutaram pelas mudanças que acreditavam, rompendo com injustiças e construindo uma sociedade mais igualitária a todas e todos. As mulheres advogadas negras ainda enfrentam, de maneira acumulativa, as opressões causadas pelo racismo estrutural e, apesar de mulheres representarem, aproximadamente, metade da advocacia no Brasil, apenas 29% destas ocupam cargos de liderança nos grandes escritórios, segundo levantamento do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa).
O Escritório Mary Cohen Advocacia, fundado por uma mulher e composto majoritariamente por mulheres, entende que muitos são os desafios para que os espaços sejam ocupados por nós, e tem o compromisso fundamental de pleitear os direitos humanos das mulheres dentro e fora da advocacia.
Localização:
Trav.Quintino Bocaiúva, 2301, Ed.Rogélio Fernandez, salas 2704 e 2006, Cremação, Belém/PA, CEP: 66045-315